05 março 2018

A Abarth no Sal„o Internacional do Automůvel de Genebra de 2018

 

  • A estrela do stand é o Abarth 124 GT, a nova edição especial com duas personalidades - a de um puro roadster e a de um descapotável com capota técnica leve e segura, a única no mercado a ser inteiramente construída em fibra de carbono.
  • A seu lado está um Abarth 695 Rivale, desenvolvido em parceria com a Riva, testemunhando a convergência de duas marcas italianas de excelência, reconhecidas pela atenção dedicada aos pormenores e à velocidade.
  • Performances, tecnologia e icónico estilo italiano são os factores-chave por trás da sólida expansão global da Marca do Escorpião.
  • Provas em circuito, ralis e jovens condutores na época de competição da Abarth 2018.

 

Transformar o vulgar em algo extraordinário para oferecer os melhores produtos no segmento dos automóveis desportivos compactos. É esta a missão da Marca com o símbolo do Escorpião que tem sido, desde sempre, sinónimo de performances e de icónico estilo italiano e que não poderia faltar no Salão do Automóvel de Genebra.

Sob os projectores, está o Abarth 124 GT em antestreia mundial, edição especial repleta de adrenalina desenvolvida pela Abarth Racing Team e dona de duas personalidades - a de um coupé cheio de estilo e a de um dinâmico e arrojado roadster para oferecer genuíno prazer de condução.

A característica silhueta de Gran Turismo da edição especial é acompanhada na exposição pelo exclusivo Abarth 695 Rivale, aqui com carroçaria bicolor Azul Riva Sera e Cinzento Riva Shark e interior com revestimento em pele azul. Concebido em parceria com a icónica e mundialmente famosa construtora de iates Riva, o modelo é a simbiose perfeita entre elegância e performances.

Os dois atraentes veículos em exposição representam um convite ao público para aprofundar os valores da marca, baseados em performances de topo, cuidado artesanal e contínua actualização técnica. São estes os valores fundamentais que guiam o trabalho dos designers, dos engenheiros e dos técnicos da Abarth na criação de supercarros compactos desportivos com o símbolo do Escorpião, prontos para enfrentar as estradas do dia-dia e os circuitos de competição.


 

Abarth 124 GT

A nova edição especial apresentada em antestreia no Salão do Automóvel de Genebra é dona de duas personalidades, a de coupé e a de roadster, apresentadas na exclusiva cor Cinzento Alpi Orientali. O Abarth 124 GT oferece uma solução especial, simultaneamente leve e simples. A comodidade de uma capota maleável de comando manual de fácil activação aliada às vantagens de uma capota rígida amovível leve e tecnicamente segura. Curiosamente, é o único hard top do mercado inteiramente fabricado em fibra de carbono. Para além dos elementos que marcaram o sucesso do 124 spider, o modelo oferece muitos conteúdos exclusivos, como jantes de 17" OZ em liga ultraleve, cerca de três quilos mais leves do que as jantes de série e que garantem melhor comportamento dinâmico e design renovado e mais desportivo.

Além disso, os suportes dos retrovisores caracterizam-se pela cor especial gun metal a condizer com o spoiler dianteiro. O capô com acabamento em preto opaco está disponível como opcional. Este acabamento é uma inconfundível referência ao clássico Abarth 124 Rally, que adoptou esta solução para evitar que o condutor ficasse encadeado com o sol. O spoiler e a capota rígida em fibra de carbono também estão disponíveis como opcional. Os suportes dos retrovisores podem ser em fibra e carbono ou vermelhos.

A capota rígida em fibra de carbono, com revestimento interno, dispõe de amplo óculo traseiro com eficiente função de desembaciamento que permite a limpeza do mesmo em menos de três minutos. A capota pesa apenas 16 quilogramas e contribui para melhorar as dimensões compactas e a rigidez de torção da viatura. Proporciona isolamento térmico e acústico, para além de assegurar ampla visão para a zona traseira. Característica muito importante é o facto de poder ser removida e reinstalada em poucos e fáceis passos. Isto significa conseguir mudar, em poucos minutos, das emoções da condução a céu aberto para o estilo Gran Turismo, desde sempre elemento fundamental do ADN da Abarth. Ambas com diferenças únicas, as duas personalidades encarnam perfeitamente os valores-chave da Marca de performances, cuidado artesanal e excelência técnica. De facto, o Abarth 124 foi preparado para criar um novo paradigma no segmentos dos roadsters desportivos, função que desempenha com ousadia através de soluções de engenharia de ponta, como o peso concentrado entre os eixos, o motor instalado por trás do eixo dianteiro, mecânica sofisticada e materiais especiais para alcançar uma relação peso/potência recorde. Além disso, a perfeita distribuição do peso 50/50 em ordem de marcha assegura excelente feedback e agilidade. As suspensões utilizam esquema de duplo quadrilátero alto à frente e Multilink de cinco braços atrás, com configuração regulada especificamente para aumentar a estabilidade em curva e em travagem. Por fim, o Abarth 124 GT é equipado com motor turbo MultiAir 1.4 de quatro cilindros, potente e fiável. Debita 170 cv (cerca de 124 cv/litro) e 250 Nm de binário. Atinge 232 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Está disponível com caixa manual de seis velocidades ou caixa automática Sequencial Desportiva Esseesse. A primeira é caracterizada por mudanças rápidas e precisas, graças à alavanca directa de curso curto. Além disso, considerando que o som do motor é um elemento fundamental de todas as viaturas Abarth, o equipamento de série inclui escape Record Monza com sistema Dual Mode, capaz de modificar o fluxo dos gases de escape em função do regime de rotações do motor e de criar um som profundo e gratificante.

 

Abarth 695 Rivale

O Abarth 695 Rivale é a edição especial elaborada em parceria com a Riva, a icónica e mundialmente famosa marca italiana de iates. Perfeita simbiose de elegância e performances, é a mais sofisticada de todas as criações Abarth.

Materiais premium e performances de supercarro são a combinação que tornam o 695 Rivale único.

Disponível em configuração berlina e descapotável, como o modelo exposto em Genebra, o Abarth 695 Rivale distingue-se pela exclusiva carroçaria bicolor Azul Riva Sera e Cinzento Shark e pelo atraente toque das duas linhas em cor de água-marinha que percorrem a linha de cintura, como sucede com a "linha de flutuação" dos iates. O acabamento cromado acetinado nos puxadores das portas, o emblema "695 Rivale" na porta da bagageira e nos guarda-lamas traseiros e o friso cromado acetinado na porta da bagageira contribuem para tornar este modelo ainda mais inconfundível, evocando a afinidade de estilo com a silhueta dos novos iates Riva. Todo este glamour é acompanhado pela usual busca de performances de topo através da constante optimização técnica de qualquer viatura Abarth. Sob o capô do 695 Rivale esconde-se um motor de 1368 cm3 que debita 180 cv de potência máxima e 250 Nm de binário. A relação peso/potência do 695 Rivale é digna de um autêntico supercarro (5,8 kg/cv, com um peso de 1045 kg) e as performances são extraordinárias: 225 km/h de velocidade máxima e apenas 6,7 segundos (6,9 com a transmissão sequencial robotizada) para acelerar de 0 a 100 km/h. O objectivo primordial do 695 Rivale é ir além dos valores da Abarth englobando o fascínio da Riva, de modo a satisfazer a procura de performances excitantes aliadas a uma elegância luxuosa e requintada. O estilo é inspirado no novo Riva "56 Rivale" aberto, um dos mais elegantes e rápidos iates alguma vez construídos nos estaleiros de Sarnico.

No interior, a viatura recebe os passageiros com um caloroso tabliê em mogno, de clara inspiração náutica. A madeira - o mais natural dos materiais - conjuga-se com tecnologia de ponta para um resultado de excelência absoluta, tal como nos iates Riva. Para além da faixa do tabliê com aplicações em madeira de ácer, a variante em mogno inclui volante especial em pele azul e preta com marcador de posição em mogno, revestimento do painel de instrumentos em pele azul e punho da alavanca de velocidades e soleira da porta em mogno. Os conteúdos técnicos são de absoluta excelência. O sistema de infoentretenimento UconnectTM com ecrã táctil de 7", compatível com Apple CarPlayTM e Android AutoTM, é de série. Cada viatura é marcada com uma placa numerada, montada com o mesmo tipo de parafusos que a Riva utiliza no iate Rivale 56, que pode ser personalizada, como opcional, com o nome do proprietário do iate - um modo original de transformar o novo Abarth 695 Rivale numa "embarcação de terra" de altas performances. Por fim, a personalidade Abarth encontra-se claramente expressa em elementos como o escape Akrapović com terminais em fibra de carbono, os travões Brembo com pinças fixas pretas de quatro pistões à frente, as jantes em liga leve de 17" Supersport com acabamento especial em cinzento brilhante e o sistema de suspensões Abarth by Koni com FSD (Amortecimento de Frequência Selectiva). Estas características únicas fazem do Abarth 695 Rivale um clássico instantâneo, absolutamente digno de figurar no elitista Registo Abarth, que inclui apenas as viaturas mais exclusivas pelos elementos técnicos ou históricos, típicas de coleccionador.

 

Provas em circuito, ralis e jovens condutores na época de competição da Abarth 2018

Os planos de competição da Abarth para 2018 estão focados em duas áreas, ou seja, em ralis, com um ambicioso calendário internacional envolvendo a FIA R-GT Cup, o Campeonato Europeu e séries nacionais em vários campeonatos de países europeus, e também em provas em circuito com o Troféu Abarth Selenia e os campeonatos de F4 italiano e alemão.

Depois de uma impressionantes estreia em 2017, em que o Abarth 124 rally conquistou os títulos italiano e espanhol na sua classe, a Abarth decidiu olhar mais alto, atribuindo prémios e oferecendo incentivos aos pilotos envolvidos em campeonatos internacionais de topo através do Abarth 124 rally Selenia International Challenge.

Os principais prémios são destinados a pilotos participantes na FIA R-GT CUP, ganhando o vencedor um Abarth 124 rally. Estão ainda previstos muitos prémios de prova e incentivos para os participantes. Os prémios para os participantes nos respectivos campeonatos nacionais dentro da União Europeia a competirem na classe R-GT são igualmente atractivos.

Em 2017, o Abarth 124 rally venceu a classe R-GT no Campeonato Italiano, com Fabrizio Andolfi Jr, e em Espanha com Alvaro Muñiz Mora, demonstrando notável fiabilidade e competitividade na sua primeira época: Andolfi terminou as 10 provas em que participou (sete válidas para o Troféu 124 Rally Selenia, para além do Rally di Romagna, o Rally San Marino em estradas de terra e o Rally du Valais), vencendo na sua classe oito vezes e alcançando resultados impressionantes. Outra excelente demonstração do potencial do spider da Abarth teve lugar no Rally de Montecarlo, onde Andrea Nucita e Marco Vozzo registaram um incrível quarto melhor tempo da geral - entre os WRC oficiais - na etapa especial mais dura, disputada em condições extremas de neve e gelo. Fazendo boa utilização dos comandos electrónicos do motor e do controlo da tração, o piloto italiano mostrou que as condições difíceis revelam o melhor desta viatura de tracção traseira, ajudando a tornar a competição em ralis ainda mais espectacular.

Na competição em circuito, o Troféu Abarth Selenia realiza este ano a sua décima edição. Um verdadeiro recorde, considerando que a viatura usada desde o início tem sido o Abarth 500 Assetto Corse, a que se juntou, em 2012, o Abarth 695 Assetto Corse, actualizado em 2014 para aumentar a potência para 215 cv, oferecendo performances de absoluta excelência e genuínas emoções aos espectadores.

Os pilotos podem competir no Troféu Abarth Selenia 2018 tanto com o Abarth 695 Assetto Corse Evoluzione como com o Abarth 500 Assetto Corse, em classes separadas. É dedicada uma atenção especial a jovens condutores entre os 16 e os 18 anos que, desta vez, podem participar no campeonato graças ao acordo com a Acisport, que ajuda este potenciais desportistas, homens e mulheres, a ganharem as respectivas licenças de competição através da realização de sessões de testes que lhes são especialmente dedicadas. Haverá uma classe específica para mulheres.

A época do Troféu Abarth Selenia é constituída por sete provas, duas das quais fora de Itália. Este campeonato ganhou uma conotação cada vez mais internacional, atraindo um grande número de condutores estrangeiros. Por exemplo, na época de 2017 o vencedor foi o piloto italiano Cosimo Barberini, que se classificou à frente de Juuso Pajuranta da Finlândia, de Joakim Darbom da Suécia e de Kuzey Eroldu da Turquia.

Dado o excecional sucesso em Itália e na Alemanha nas épocas passadas, a Abarth decidiu apoiar a quarta edição do Campeonato de F4 na Alemanha e reconfirmar o seu envolvimento no Campeonato Italiano como patrocinadora e fornecedora oficial de motores.

O motor 1.4 Turbo T-jet com 160 cv, derivado do propulsor montado no 595 de estrada e utilizado nos veículos Abarth que competem nos Troféus Abarth, irá equipar todas as viaturas construídas pelo fabricante italiano Tatuus de novo este ano. Na última época, mais de 40 condutores muito jovens competiram no campeonato alemão e mais de 30 no italiano.

Será realizado um campeonato nos países do Norte da Europa e outro no Médio Oriente com o mesmo modelo de viatura.

 

O stand Abarth

O público visitante do stand de Genebra será recebido numa área caracterizada por materiais escolhidos para descrever o carácter da Abarth. Nesta edição, as criações com o emblema do Escorpião estão expostas ao lado dos modelos Fiat, realçando os traços característicos de cada uma das Marcas. Os locais de exposição são contíguos, mas de conotação clara e inconfundível, embora sem divisão física entre os dois mundos.

Paredes com acabamento de cimento em bruto, e placas de metal queimado no pavimento evocam o mundo da competição, sendo o dinamismo o mote de toda a área expositiva. Menção especial merece a colocação do 695 Rivale numa área com efeito de água em movimento, inteligentemente criada através de elementos gráficos cobertos por vidro.

Durante o Salão, serão distribuídos folhetos informativos e colocados elementos específicos no stand para dar a conhecer ao público os produtos FCA Bank, a financeira da empresa especializada no financiamento ao sector automóvel. A empresa opera nos principais mercados europeus e na Suíça através da FCA Capital Suisse SA, apoiando as vendas de veículos do Grupo Fiat Chrysler Automobiles através de inovadores produtos financeiros e de leasing dedicados às redes de concessionários, a clientes particulares e a empresas.

 

 

 

 

 

 

 

últimos vídeos

pesquisa avançada

Procurar...

De
Para
Procurar

Imagens


Download

Anexação de Ficheiros